
Quarteto Pizindim
Numa mistura de choro, samba e periferia paulistana, o Quarteto Pizindim prova estar entre os grupos de choro mais expressivos e carismáticos da atualidade. Não é à toa que o 1° disco do grupo - O som que vem do Leste(2017) - mostra de forma habilidosa e única, que músicos que cresceram fora do ambiente central de São Paulo(reduto do choro), podem e devem valorizar a linguagem adquirida nas regiões menos abastadas da cidade. Os pagodes e sambas nos botecos e beiras de campo são algumas das primeiras influências dos integrantes que carregam consigo a simplicidade e a verdade.
O nome do quarteto foi inspirado em Pixinguinha, que na infância era chamado de Pinzindim pela sua vó. Na intenção de melhorar a dicção da palavra, o nome do grupo foi batizado como Pizindim (sem o "n" antes do "z").O grupo é formado por Rafael Esteves (bandolim), Rodrigo Carneiro (violão de 7 cordas), Emerson Bernardes (cavaquinho) e Claudinho Martins (pandeiro).
Em 2014, venceram o Festival Jorge Assad de choro, e na ocasião concorreram com grandes nomes do choro no Brasil, como o grupo "Choro Bandido" e o renomado "Toca de Tatú", ganhando nota máxima. Entre os membros do júri estavam nomes como Sérgio Assad, Alessandro Penezzi e Zé Barbeiro.
Em setembro de 2016 lotaram o teatro Arthur Azevedo, no bairro da Mooca em São Paulo, com um show em homenagem a João Macambira. No espetáculo, o grupo dedicou boa parte do repertório às músicas autorais de João, com direito a presença do homenageado na primeira fila. O quarteto ainda reúne no seu currículo vários trabalhos realizados por São Paulo e Rio de Janeiro, como por exemplo a Casa do Choro.
Os integrantes do grupo são oriundos das regiões mais periféricas de São Paulo, especificamente a Zona Leste, local onde cresceram e adquiriram a veia artística.
Integrantes
Rafael Esteves
Bandolinista, professor, compositor e arranjador.
Aos dez anos ganhou seu primeiro instrumento: um cavaquinho. Aos quinze iniciou suas primeiras apresentações profissionais, e aos dezoito migrou para o bandolim, instrumento que toca com grande domínio.

Emerson Bernardes
Cavaquinista,professor e compositor.
Graduando licenciatura em música.
Iniciou os estudos musicais aos treze anos. Fez diversas turnês pelo Brasil e pela Europa, acompanhando grandes intérpretes da música brasileira.

Rodrigo Carneiro
Violonista, professor, compositor e arranjador.
Aos treze anos frequentava as rodas de samba, onde iniciou tocando percussão, aos quinze anos migrou para o cavaquinho, e aos dezessete para o violão de sete cordas, com o qual é presença frequente em shows, rodas e gravações.

Claudio Martins
Percussionista.
Começou tocar pandeiro aos 9 anos de idade junto aos seus três irmãos formando um conjunto de choro. Hoje atua na cena da música infantil e adulta tocando diversos instrumentos de percussão brasileira e de outras culturas, como congas, bongô, derbak e outros.
